Colocar um imóvel para alugar requer uma série de cuidados, e para evitar um mal negócio, a vistoria é indispensável para evitar problemas futuros. E, para isso, é  importante ter calma, pois a maioria dos inquilinos esquecem de que olhar todos os ambientes do imóvel para que as correções e ajustes sejam feitos.

Confira todas as janelas e portas, bem como o funcionamento delas. Uma dica para  verificar se há algum vazamento nas esquadrias, é fechar todas as venezianas deixando o cômodo escuro, desse modo é possível analisar se há algum ponto em que a luz passa com maior intensidade, o que pode resultar em vazamento em dias de chuva.

Com relação a parte elétrica do imóvel, é imprescindível testar todas as tomadas e interruptores, a fim de saber se estão funcionando perfeitamente. Além de checar se as torneiras estão quebradas e possíveis vazamentos e infiltrações.

Avalie visualmente se não existem peças danificadas como trincas, rachaduras, manchas ou mofos nas paredes e tetos, bem como se há falhas na pintura e, caso estiver, deve ser solicitada a correção.

É preciso verificar o contra piso, para evitar problemas futuros em relação aos deslocamentos de peças e no caso do revestimento cerâmico, impactos mecânicos. Uma dica para testar o contra piso é bater com o cabo da vassoura na cerâmica para ver se existe algum local oco.

Ao finalizar a vistoria, confira se todas as solicitações foram anotadas e não esqueça de tirar foto dos pontos citados, assim na devolução do imóvel você poderá verificar se tudo foi resolvido.

Fonte