Um dos grandes desafios para adquirir um imóvel é entender como funciona para financiar. Raramente as pessoas possuem o valor total para comprar à vista e por isto, precisam recorrer ao financiamento.

Justamente pensando nisto, a  Fernandes & Fernandes vai ajudar você a entender, de uma vez por todas, como funciona o processo para financiar um imóvel e quais as exigências. Confira:

O financiamento habitacional é uma linha de crédito exclusiva para realizar o empréstimo para a compra de imóveis. Nele, a instituição financeira disponibiliza a quantia necessária para a compra de uma propriedade e o contratante deve pagar por meio de parcelas mensais.  Mas, para isto, o comprador precisa disponibilizar um valor determinado para a entrada, que geralmente varia entre 10% e 20% do valor total do imóvel desejado.

O primeiro passo é escolher o imóvel e entrar em contato com o proprietário ou a construtora. Após esta fase, é preciso escolher entre as opções de financiamento no mercado, dando preferência às menores taxas. Entre as principais alternativas, estão:

1. Financiamento pelo FGTS

Nesse modelo, pode-se usar os recursos adquiridos por meio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para contribuir com o pagamento do imóvel. As taxas de juros são mais baixas, porém, há uma série de regras que devem ser respeitadas, como renda máxima da família, valor do imóvel financiado, entre outras.

2. Financiamento direto com a construtora

O financiamento diretamente com a construtora pode ser um bom negócio para o comprador, pois permite uma maior flexibilização de valores, parcelas, além da possibilidade de negociação. Vale ressaltar que todos os empreendimentos da Fernandes & Fernandes podem ser financiados diretamente com a construtora, facilitando a vida dos clientes!

3. Financiamento pelo SBPE

No financiamento realizado pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo  (SBPE), não existe nenhum tipo de restrição quanto à renda do comprador. Já o valor do imóvel financiado deve estar de acordo com o estabelecido pelo Sistema Financeiro da Habitação.

Escolhida a instituição, é necessário entrar em contato com o setor responsável pela habitação e reunir a documentação exigida para dar início ao processo de financiamento. Porém, há alguns pré-requisitos consideráveis, como estar com todas as contas em dia, caso contrário, não será aprovado o financiamento. Então, é de extrema importância organizar todas as contas. Também é essencial que o comprador conte com uma reserva de capital além da entrada para bancar todo o processo de financiamento e de documentação.

Então, para que o sonho da casa própria se torne realidade, é preciso ter uma boa organização e planejamento, além de verificar as opções de financiamento no mercado, dando preferência às menores taxas!

Fonte