Existem dois órgãos que regulamentam a profissão de corretor de imóveis, sendo o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (COFECI), localizado no Distrito Federal e os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (CRECI), com 25 unidades espalhadas pelo Brasil.

O COFECI dispõe de CRECIs distribuídos pelo território nacional, que tem como uma das principais missões disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de corretor de imóveis, dando às pessoas segurança e tranquilidade nas negociações imobiliárias, garantindo que o corretor exerça seu trabalho de acordo com a constituição.

O Conselho busca ser parâmetro para o consumidor, visando a melhoria de processos, aumentando a qualidade da função, além de manter um bom relacionamento com os corretores e sociedade. Sempre em benefício ético das partes envolvidas e valorização do profissional.

Caso houver uma irregularidade por parte de um corretor de imóveis, o cidadão tem o direito de fazer a denúncia no CRECI do estado onde houve a reclamação, e o corretor de imóveis (pessoa física) ou a imobiliária (pessoa jurídica), podem sofrer uma penalidade através de um agente de fiscalização.

Sendo assim, quem busca ser corretor precisa tirar o certificado do CRECI, pois ele garante o registro do profissional como corretor imobiliário. Apenas corretores autorizados pelo Conselho podem registrar imóveis e terrenos. Sem essa certificação o exercício da profissão é considerado ilegal.

Vale ressaltar que para a retirada desse certificado é preciso se matricular em um curso superior em Gestão de Negócios Imobiliários, um técnico em Transações Imobiliárias ou qualquer outro curso reconhecido pelo CRECI.

Fonte 1  Fonte 2  Fonte 3 Fonte 4