Muitas questões surgem na hora de optar pelo financiamento de um imóvel. Seja pelos juros das parcelas ou pela burocracia do processo em si, todas as dúvidas nesse momento precisam ser sanadas para que você siga tranquilamente com a opção escolhida.

De fato o processo do financiamento imobiliário é um tanto burocrático, mas não chega a ser um empecilho para quem quer investir no sonho da casa própria. Diante dos mitos que rondam o benefício, separamos algumas dúvidas para que você entenda de vez como funciona o financiamento imobiliário.

  1. Vou enfrentar muita burocracia para conseguir o financiamento?

Sim, e não há como facilitar nessa hora. O banco solicita uma extensa lista de documentos para análise com o objetivo de aliar as linhas de financiamento de imóveis com a capacidade de o candidato cumprir o contrato. 

  1. Posso obter um financiamento mesmo sem comprovante de renda? 

Não. Um fator de extrema importância é o comprometimento da renda total comprovada com o financiamento, por isso é importante o comprovar a renda dos futuros moradores do imóvel. Se a parcela for maior do que 30% em relação a renda, o financiamento não é aprovado. 

  1. A composição de renda pode ser feita entre amigos?

Sim. As regras variam de acordo com cada instituição bancária e, apesar de alguns permitirem somente a composição de renda entre casais, também existem linhas de financiamento que permitem a composição com parentes e amigos.

  1. Financiar na planta é uma boa opção?

Sim! Um imóvel adquirido na planta pode chegar a superiores 30% em relação a outros tipos de investimento. 

  1. Os financiamentos possuem parcelas decrescentes? 

Não, e esse é um mito bastante difundido entre o senso comum. As parcelas decrescentes dependem do sistema de amortização utilizado para quitar a dívida. O sistema que garante as parcelas em questão é o SAC. 

  1. Posso financiar qualquer imóvel?

Não. O imóvel passa por uma minuciosa análise documental para conferir se está em condições de ser financiado. Se faltar informações de registro, o financiamento não é aprovado. Além disso, o imóvel também é sujeito à avaliação habitacional, para conferir se o ambiente é seguro e oferece boas condições de moradia. 

  1. Posso antecipar as parcelas?

Sim! Para reduzir os custos com juros e aumentar a chance de quitar a dívida, essa é uma ótima alternativa.  

Agora que você tirou algumas dúvidas sobre financiamento, que tal conferir nossas opções de imóveis disponíveis? Temos apartamentos para todos os estilos de vida, confira aqui.

 Alguma dúvida? Preencha o formulário abaixo para conversar com nossos especialistas de plantão.