Receber as chaves do apartamento, ver tudo prontinho e do jeito que você sempre sonhou é uma alegria enorme. Mas assim como o planejamento financeiro para comprar o apartamento foi essencial, você também deve se planejar para os principais gastos ao se mudar para o apartamento novo e ter o lar em perfeito funcionamento, por isso, separamos 4 contas e taxas que são primordiais incluir no orçamento todos os meses:

1- Taxa de condomínio

É um valor mensal que os condôminos pagam a fim de custear a manutenção dos serviços e áreas comuns, como funcionários de portaria e limpeza, zeladores, entre outros. Esta taxa é definida em conjunto e em assembleia e soma-se todos os custos fixos e variáveis e divide-se o valor pelo número de unidades. Geralmente no condomínio está incluso também o fundo de reserva, que é uma reserva financeira para eventuais gastos não previstos e urgências.

2- Conta de energia

Entre os gastos, este é o principal. Você deve solicitar à companhia de eletricidade do seu estado a ligação para receber energia e a titularidade da conta, ou seja, colocá-la em seu nome. Para não levar um susto no final do mês, o ideal é que você adote atitudes que possibilitem diminuir o consumo de energia no seu imóvel, como lâmpadas led e eletroeletrônicos com selos de economia.

3- Mercado

Alimentação e suprimentos para banheiro, cozinha e lavanderia são essenciais para a vivência no novo apartamento. É muito comum gastos exagerados em supermercados e uma boa dica é fazer uma lista de compras e comprar somente o que está na lista. Outra dica é fazer compras no máximo uma vez por semana, se possível, uma vez no mês, pois cada ida ao mercado pode fazer você cair em tentações e comprar além do que precisa, como um chocolate ou uma caixa de cerveja, e somando tudo no final do mês, dá um gasto além do planejado.

4- Internet

Nos tempos modernos, é impossível viver sem internet. Seja para trabalho, lazer e até mesmo manter um contato mais próximo com as pessoas que amamos, a internet é primordial e deve ser incluída no orçamento mensal da casa. O lado bom é que existem pacotes, planos e velocidades que atendem à todas as necessidades e cabem em todos os bolsos, porém, caso você prefira uma conexão mais veloz, é bom preparar o bolso para um maior investimento.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e continue nos acompanhando, toda semana tem novidade!