O sonho de ter seu primeiro imóvel próprio fica maior a cada dia, não é mesmo?

Comprar um apartamento ou uma casa é o desejo de boa parte dos brasileiros, e parar de sonhar acordado com isso e finalmente concretizar pode estar mais perto do que parece.

O sucesso desta concretização do sonho se resume em duas palavras: planejamento financeiro.

Agindo com cautela, planejando e se organizando com as finanças, em breve as chaves do seu imóvel estarão em suas mãos. Confira como fazer seu planejamento financeiro:

O primeiro passo é pensar nas suas necessidades a longo prazo. Quer ter filhos? Gosta de receber amigos e parentes? Ou a casa é seu refúgio do mundo e isso não vai mudar? Quer que seja perto do trabalho ou de parentes?
Estes questionamentos são importantes para saber quantos dormitórios serão precisos, a metragem do apartamento, ítens de lazer, entre outros.

O próximo passo é analisar seu orçamento e suas possibilidades. Localização, quantidade de apartamentos e torres, metragem e idade do imóvel podem influenciar o preço final. Com estas informações, você consegue identificar sua possibilidade financeira, como quanto já tem guardado e quanto pode investir ao longo dos meses.

O terceiro passo é muito importante: poupar o dinheiro da entrada. Com este dinheiro em mãos, é muito mais fácil e vantajoso negociar o valor do imóvel, principalmente se estiver na planta ou for um lançamento. Quanto maior for a sua entrada, menor será sua dívida e menores serão as parcelas.

O próximo passo é analisar a sua carreira. Como anda a sua estabilidade e segurança no emprego? Se for estável, pode considerar até comprar um imóvel na planta ou usar um empréstimo. Já se sua posição estiver ameaçada, o indicado é poupar o máximo de dinheiro antes de se comprometer com a compra.

E para finalizar, o quinto e último passo é fazer simulações e cortar gastos desnecessários. Nesta fase é importante abrir mão de algumas coisas que, somando no final do mês, geram gastos excessivos, como por exemplo comprar roupas, sair para jantar sempre, viajar, entre outros.

Depois de reavaliar seus gastos e seu orçamento, é importante fazer simulações. Analise seu impacto no orçamento para pagamentos à vista, parcelados e financiados.
Se a opção escolhida for o financiamento, faça a simulação em diferentes locais e opte com financiar junto à construtora caso o imóvel esteja na planta, já que é um processo menos burocrático e mais barato.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e continue nos acompanhando, toda semana tem novidade!