Comprar um imóvel para morar juntinho é o sonho da maioria dos casais. Porém, para realizá-lo é indispensável ter dinheiro em mãos para dar entrada e se planejar com as parcelas do financiamento.
O ideal é organizar as finanças do casal para decidir qual a melhor forma de juntar este dinheiro. Repensar hábitos de consumo e promover algumas mudanças de comportamento são atitudes que podem levá-los a realizar o sonho da casa própria. Confira abaixo algumas dicas para aprender a economizar e conseguir comprar um imóvel sem passar por dificuldades!
Faça um bom planejamento
Por se tratar de um investimento grande, é necessário que exista um bom planejamento.
Avalie quanto você pode poupar por mês sem passar apertos, crie uma planilha eletrônica onde você vai anotar todas suas receitas e despesas, e faça projeções desses valores para os próximos meses.
Este será seu fluxo de caixa, que vai te ajudar a determinar o valor mensal para sua futura compra. Portanto, perceba o valor que sempre sobra ao final do mês e faça investimentos com eles. Não esqueça das despesas sazonais, como pagamento do IPVA do carro, que costumam passar despercebidas nos planejamentos financeiros.
Relacione lucros e dividendos
Não cometa o erro de adquirir um imóvel sem ter condições financeiras para arcar com todos os custos que uma casa nova exige. Faça um balanço entre as rendas e as dívidas mensais que já existem e as que irão existir. A compra de um imóvel envolve outros custos além das prestações, como taxas administrativas, contrato de financiamento e seguro residencial. Tudo isso deve ser contabilizado!
Economize!
Para alcançar o sonho da casa própria, alguns sacrifícios são necessários, como economizar ao máximo. Adapte seu orçamento mensal bem antes de comprar o imóvel. Poupar em torno de 30% dos ganhos é uma forma de se acostumar com as futuros prestações, que não devem ultrapassar um valor muito superior à essa porcentagem da soma da renda do casal para não comprometer o pagamento do restante das contas mensais.
Qual a melhor forma de juntar dinheiro?
Existem algumas formas de guardar o dinheiro que você economizar para a entrada e as prestações da casa nova.
1.Poupança
A poupança é um investimento pouco efetivo, com rendimento baixo. A vantagem está na segurança de ter o dinheiro à vista, mas, ao mesmo tempo, a facilidade de usá-la quando quiser acaba sendo uma tentação para muita gente.
- Investimentos
Investimentos com pouca liquidez restringem o acesso ao dinheiro por um tempo definido na contratação, enquanto outros investimentos oferecem riscos. Por isso é importante contar com um bom suporte profissional e conhecer bem as opções, além de conhecer seu perfil de investidor antes de apostar nesta opção.
- Consórcio
Esta é uma das modalidades preferidas por quem planeja comprar um imóvel. Com o consórcio é possível realizar o pagamento mensal com o valor exato de investimento mensal, bem como o tempo em que o fará. No ato da contratação já são apresentadas a variáveis como taxa de administração, parcela mensal e prazo total. Não há insegurança ou pressa, além da isenção de juros, diferente dos financiamentos bancários.
Economizar pode parecer difícil a princípio, mas com um bom planejamento e calma, vocês irão se acostumar e em breve sentirão a sensação de conquista do imóvel próprio.
A Fernandes&Fernandes pensa em cada detalhe no momento de construir, por isso temos os melhores empreendimentos, e imóveis do tamanho perfeito para os recém casados! Se deseja mais informações, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores para receber informações exclusivas.
Leave A Comment