No dia 05 de Junho é comemorado, como forma de conscientização, o dia Mundial do Meio ambiente. O objetivo deste dia é promover atividades de proteção e preservação ao meio ambiente, além de alertar a população mundial sobre os perigos que rondam a negligência perante a nossa tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

A reciclagem em condomínios é uma das formas de proteger nosso planeta. Você sabe por quê?

Embora seja uma tarefa simples, essa atividade gera ótimas consequências tanto para a natureza quanto para a sociedade. Quando efetuada de forma correta, a reciclagem possibilita benefícios de curto e longo prazo.

O lixo não reciclado

O lixo, se não tratado da forma correta, afeta diretamente o meio ambiente e por isso, cada vez mais, a coleta seletiva vem se tornando uma grande aliada para a preservação do nosso planeta.

Quando despejado em aterros e lixões, o lixo que poderia ser reciclado vira um vilão: com o passar do tempo, seus resíduos liberam chorume, um líquido viscoso que afeta lençóis freáticos e pode desestabilizar todo o ecossistema, resultando na extinção de espécies. Se jogado nas ruas, os resíduos também trazem impactos negativos, pois além de entupir esgotos, resultando em enchentes, e aumentar a poluição local, ainda atraem animais transmissores de doenças, como o rato.  

A coleta deve ser incentivada principalmente em condomínios, pois são locais em que existem mais pessoas para conscientizar.

Implante a coleta seletiva em seu condomínio

Se no seu condomínio ainda não tem coleta seletiva, este é o momento para levantar a discussão e conscientizar os outros moradores sobre a importância dessa atividade. Saiba como dar os primeiros passos:

  1. Fale com os demais moradores

É de extrema importância que todos entendam a necessidade de reciclagem para o condomínio. Bem como mantê-los informados sobre as mudanças que serão efetuadas, os resultados do projeto e como funcionará a manutenção.

  1. Reserve um local adequado para armazenamento

Os resíduos devem aguardar a coleta em locais apropriados. É necessário um espaço que abrigue-os da chuva, por exemplo. Crie espaços para que o lixo identificado seja descartado da forma correta, é necessário que o local esteja sempre limpo e fechado para evitar mau cheiro ou atrair animais transmissores de doenças. Uma boa saída são os contêineres de plástico.

  1. Contrate uma empresa de confiança

Em muitas cidades existem serviços de coletas que atendem prédios e condomínios, basta entrar em contato para definir os dias e horários da reciclagem. Há também a opção de contratar empresas que trabalham com metais como alumínio e outros rejeitos industriais com o intuito de possibilitar sua reutilização em outros produtos.

A coleta seletiva é essencial para o meio ambiente. Pequenos atos, quando realizados em equipe, fazem toda diferença no futuro do planeta. Entre nessa onda e leve todo mundo com você.

Se você deseja mais dicas como esta, acompanhe o nosso blog e redes sociais! Estamos sempre postando novidades sobre o mercado imobiliário e suas tendências.