Dia 27 de agosto é o dia do Corretor de imóvel, e nada melhor do que conferir as principais responsabilidades e obrigações desta profissão tão importante no mercado imobiliário!

Segundo a página do CRECI-SP, as responsabilidades do corretor de imóvel nada mais são do que manter-se atualizado com relação ao perfil do mercado imobiliário; Reunir informações detalhadas sobre aquisição, venda, locação, avaliação, preço, financiamentos etc; Firmar contrato relativo a sua prestação de serviço; Combinar preço e condições da transação; Examinar a documentação do imóvel, dando ciência a inquilinos e/ou compradores e orientar todo cliente que queria investir em imóveis.

Todas as informações que o corretor de imóvel passar a seus clientes, devem ser espontâneas, ou seja, é preciso prestar todos os esclarecimentos acerca da segurança ou do risco do negócio, das alterações de valores e de outros fatores, sem ser solicitado pelo cliente. Afinal, muitos clientes são leigos e não sabem de todas as diretrizes.

“O corretor é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência, e a prestar ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio.“ (Lei nº 12.236, de 2010)

Como em qualquer carreira, além das responsabilidades citadas acima, o corretor de imóvel tem algumas obrigações a serem cumpridas. De acordo com a  lei nº 12.236, de 19 de maio de 2010, art. 723 do Código Civil, são:

  1. Checar a veracidade e a validade dos documentos do imóvel e do vendedor, e repassar as informações para o comprador;
  2. Pesquisar e apresentar todas as certidões referentes à transação, inclusive sobre dívidas de condomínio, dívidas com concessionárias de serviços públicos, parcelas de financiamento em aberto perante a construtora ou banco, taxas de mobiliário de áreas comuns e de entrega do imóvel, além de dívidas de IPTU e processos contra o vendedor;
  3. Zelar e cumprir o Código de Ética da classe;
  4. Responder civil e penalmente por atos que causem algum dano ao comprador, que tenham sido causados por imperícia, imprudência, negligência ou infrações éticas.

Todas as responsabilidades e obrigações dos corretores de imóvel servem para uma atuação de melhor qualidade no mercado imobiliário, fazendo com que seja viável a realização de sonhos! É por isso que a Fernandes&Fernandes agradece a parceria e confiança de cada um da nossa equipe de corretores.

Fonte1 Fonte2