O sonho da casa própria existe na cabeça de muitas pessoas e quando já o alcançou, é natural pensar em outros meios de investir ou até mesmo em conquistar um segundo imóvel. Mas, será que é possível realizar um segundo financiamento? A resposta é sim! Porém, existem algumas observações importantes e é preciso que você entenda cada uma delas.

O primeiro passo é calcular com exatidão o valor dos seus rendimentos líquidos, bem como os seus  gastos mensais. Coloque nesse cálculo as contas obrigatórias, como luz e água, e deixe uma margem para possíveis aumentos, mas faça de tudo para diminuir o valor dessas contas para o pagamento do segundo financiamento.

Caso você não faça a opção de participar de um programa habitacional ou não possa participar, é possível procurar qualquer outra instituição financeira e fazer um financiamento. Nesse caso, é possível até mesmo usar o primeiro imóvel, se ele estiver quitado, como garantia desse segundo financiamento.

Porém, ainda temos algumas restrições para esse caso que pedem um pouco mais de atenção. Caso você tenha a necessidade de usar seu FGTS nesse segundo financiamento, saiba que essa alternativa só poderá ser válida se o imóvel que você já possui não estiver localizado na mesma região do imóvel que você deseja adquirir. As regiões dos dois imóveis não podem nem mesmo fazer limite.

E se o seu primeiro imóvel não estiver quitado ainda? É possível entrar em um segundo financiamento? Na Caixa Econômica Federal isso é possível desde que o banco reabriu o financiamento simultâneo. Além disso, o banco permite que o cliente financie imóveis já usados e não apenas novos. Com isso, o mercado imobiliário fica mais aquecido e as oportunidades de financiamento são maiores do que considerando apenas imóveis novos.

Agora que você já sabe como funciona um segundo financiamento e quais as regras que o impedem, avalie bem as oportunidades e não se esqueça de realizar um bom planejamento financeiro!

Fonte 1