O  que você faz pela saúde do planeta na sua casa? Se você pensa em ter um lar mais sustentável e econômico, saiba que é possível a partir de pequenas mudanças em seu cotidiano. Confira as dicas que separamos para você:

Reúso de água

Hoje em dia os empreendimentos mais modernos já foram projetados pensando na sustentabilidade e possuem reúso de água. Como por exemplo um reservatório para captação de água da chuva, que pode ser usada para descarga e até mesmo para regar o jardim.

Existem diversos métodos de fazer um reúso de água, desde a técnica de permacultura, a qual incorpora os ciclos da natureza no sistema de construção, até as tecnologias industriais avançadas. Então, se você mora em um local que ainda não possui essa técnica, é uma ótima opção a ser pensada, afinal, ela irá contribuir com a natureza, evitar desperdícios e ainda por cima economizar.

Fique atento aos eletrodomésticos!

Algumas pequenas mudanças resultam em grandes economias, certo? Uma dica para te ajudar a economizar é abrir a geladeira apenas quando for pegar algo e a máquina de lavar ser  ligada somente quando tiver quantidade de roupas para preenchê-la. Já com a televisão, a regra é sempre desligar da tomada quando ninguém estiver assistindo, porque continua gastando energia.

Iluminação

Apagar as luzes quando não tem gente no ambiente é o primeiro passo. Já as lâmpadas ideais são as de LED, uma vez que proporcionam uma maior durabilidade e gastam menos energia do que uma lâmpada comum. Além de serem mais econômicas, inclusive, mais do que as próprias lâmpadas fluorescentes.

Pense também em imóveis com janelas maiores, que oferecem luz e ventilação naturais. A  entrada do vento ajuda bastante a melhorar a temperatura do ambiente sem precisar utilizar ar condicionado e outros recursos.

Reciclar

Uma tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas, é por esse e outros motivos que separar o lixo orgânico do reciclável é de extrema importância!  Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos algumas dicas de materiais que muitos ficam na dúvida se é possível reciclar ou não:

Materiais que SÃO recicláveis, mas muita gente não sabe:

  • Clipes de papel, grampos de cabelo
  • Peças de cobre, bronze ou chumbo
  • Isopor
  • Escova de dente
  • Caneta sem carga
  • Baldes

Materiais que NÃO são recicláveis:

  • Fotos ou papel vegetal
  • Esponja de aço, latas de tinta ou de desodorante aerosol
  • Espelho, lâmpadas, cristal, cerâmica e porcelana
  • Adesivos, tomadas velhas, acrílico
  • Espumas e material corrosivo ou tóxico

Reutilizar

Além de ter lixeiras para a reciclagem dos materiais, você pode reutilizá-los, dando outros funções, como transformar as garrafas pets em prendedores de sacos ou revisteiros, as latinhas em porta-canetas, caixotes de feira em bons nichos de parede para decorar a sua casa, e até mesmo os pallets podem virar ótimos sofás. Ser sustentável também é ser criativo!

Ecobags sempre à mão

Se usar carro com frequência, uma ótima opção é deixar ecobags e caixas de papelão no porta-malas! Assim, da próxima vez que for ao supermercado, por exemplo, terá uma das duas opções para ajudar a carregar as suas compras, ao invés de acumular, ou até mesmo pagar por sacolas plásticas – que não são nem um pouco amigas do meio ambiente.

Todas as unidades do sucesso de vendas da Fernandes&Fernandes: Like Campestre, contam com medidas sustentáveis, como o melhor aproveitamento da luz e ventilação natural e bicicletas compartilhadas para evitar o uso do carro quando as distâncias forem menores. Se desejar conversar com nossos especialistas para tirar alguma dúvida ou receber mais informações, é só preencher o formulário abaixo! Estamos à disposição.