O mercado imobiliário, como temos acompanhado desde o início do ano, continua sendo muito importante para a economia nacional. Atualmente, a tecnologia vem oferecendo ferramentas virtuais eficientes ao redor do mundo, resultando em  transformação neste setor. Conheça as 3 principais tendências tecnológicas internacionais:

  1. Relacionamento mais próximo com o cliente

A relação mais próxima com o consumidor fez com que surgissem os iBeacons, sistema de proximidade indoor via bluetooth. Por meio dessa tecnologia, a corretagem de imóveis pretende chamar a atenção dos seus clientes da seguinte forma: um consumidor está próximo a um stand de vendas de imóveis e começa a receber por meio de seu smartphone, algumas ofertas de habitações disponíveis.

Algumas imobiliárias na Europa já estão implantando esse sistema nas casas disponíveis para alugar ou vender. Dessa forma, caso um cliente passe em frente a uma das casas, recebe uma mensagem no celular informando a disponibilidade de locação.

  1. Internet das coisas

Outra  tendência é a internet das coisas, tecnologia que conecta itens utilizados ao nosso dia-a-dia. Baseado nesse conceito, surgiu a tecnologia vestível (wearable), que utiliza itens que usamos em nosso corpo, como: relógio, anel e até óculos, para agilizar o contato com o cliente. Por exemplo, o celular pode estar longe mas o relógio geralmente fica bem fixo ao pulso.

Com a internet das coisas, surgiram os imóveis inteligentes, os quais, por meio de um dispositivo eletrônico, o morador pode controlar eletrodomésticos, iluminação, ar-condicionado, etc.

Esse tipo de residencial vem se tornando cada vez mais comum. E de acordo com os dados divulgados pela Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial), mostram que o mercado tendem a crescer anualmente 11,35% até 2020.

Cada vez mais as pessoas estão procurando por esse tipo de tecnologia e em um futuro próximo, esses imóveis serão essenciais, tanto para a economia de energia como também para o maior conforto e segurança.” complementa Robson Marlboro, diretor comercial da Construtora Fernandes & Fernandes.  

  1. Inteligência artificial

Com o desenvolvimento do software imobiliário baseado na inteligência artificial, o serviço de corretagem de imóveis está sendo facilitado, já que é possível fazer uma busca exata do imóvel segundo as preferências do cliente. Além disso, o consumidor recebe notificações sobre novos imóveis disponíveis em seu dispositivo eletrônico, disponibilizando o contato com um corretor de imóveis.

Os corretores de imóveis são fundamentais para o aquecimento do setor imobiliário. E, por meio dessas tecnologias apresentadas, o poder de prospecção aumentará, uma vez que as mesmas proporcionam maior interesse e acessibilidade aos clientes.

Fonte 1; Fonte 2; Fonte 3