O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou dados que apontam o crescimento da população no Brasil, e os principais fatores que contribuem para as alterações nos índices são a queda das taxas de mortalidade e natalidade.

O público a partir dos 55 anos está cada vez mais atento às movimentações do mercado imobiliário e os principais interesses vão desde a busca de um imóvel para compra até colocar o próprio imóvel à venda. A alta procura desses objetivos constatou que apenas 4% dos entrevistados consideram excelente a infraestrutura que facilita a rotina dos idosos nos locais onde moram.

De acordo com isso, as estatísticas indicam uma nova oportunidade para o mercado a ser explorado, principalmente as unidades habitacionais destinadas aos idosos. Segundo Robson Marlboro, Diretor de Marketing da Construtora Fernandes&Fernandes, a evolução do asilo e da casa de repouso será para um empreendimento com mais estrutura, tendo uma  mistura de prédio residencial com hotel e hospital, além de serviços e profissionais adequados para esse tipo de público. Um dos exemplos que serão concebidos no projeto, será a pintura de cada andar de uma cor, visto que os idosos se esquecem com frequência do andar, porém se lembram da cor.

Esse tipo de modelo é mais conhecido internacionalmente, como nos Estados Unidos e nos países europeus, porém a previsão é que passe a ser mais popular a partir da próxima década, pois com o passar do tempo e a assimilação desse produto pelos mais jovens, haverá uma mudança significativa.  

Fonte 1, Fonte 2