As hortas caseiras estão com tudo! Além de deixarem os ambientes mais aconchegantes, elas trazem inúmeros benefícios para a saúde e claro, dão o toque especial nos pratos feitos em casa.

Geralmente  quem mora em apartamento  não costuma gostar muito da ideia das hortas caseiras, principalmente por conta da falta de espaço, mas com os nossos 5 passos a seguir, você vai ver que é facinho montar a sua e o cantinho da casa vai ficar um charme!

1º Passo: Veja onde há luz natural

O primeiro passo para montar uma horta caseira é encontrar um local onde haja bastante luz natural. Pode ser na varanda, ou até mesmo no parapeito de uma janela, mas é extremamente  importante ser um local iluminado, e que você passe todos os dias, para que consiga sempre ver o andamento da horta e fazer os cuidados necessários.

2º Passo: Escolha os recipientes para fazer canteiros

Um dos pontos positivos de ter uma horta caseira é que não precisa ter a terra no chão para plantar, e sim, usar recipientes que combinem com a decoração da sua casa, como um caixote de feira, vasinhos de plásticos e até as gavetas de madeira.  Use a sua criatividade!

3º Passo: Escolhendo as espécies mais adequadas  

Neste passo, é imprescindível que você pesquise espécies para saber a melhor forma de cuidar! Plantas como hortaliças, temperos e aromáticas exigem pelo menos 5 horas de sol por dia. Ou seja, é preciso de um espaço que receba luz mais constante.

Veja abaixo quais os tempero e hortaliças mais fáceis de cultivar:

Temperos: hortelã, salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim, orégano, tomilho e pimenta.

Hortaliças: Couve, alface, espinafre, agrião, beterraba e cenoura.

4º Passo: Sempre cubra o solo com matéria orgânica

O solo precisa estar sempre coberto com palha, folhas secas e restos de poda. Aquele que fica exposto perde a umidade e, além disso, a ação bactericida do sol atrapalha os microrganismos, responsáveis por tornar o solo rico em nutrientes. Então fique atento e preste atenção no solo para  cuidar da melhor forma possível.

5º Passo: Adube e regue com regularidade

Este é um passo muito importante para manter a planta nutrida.  A cada 20 dias a terra precisa ser revestida com composto orgânico. E claro, ao regar, tenha cuidado para não exagerar na quantidade de água.

 Para se inspirar

Ao plantar os temperinhos e hortaliças, você também pode otimizar os espaços!

Inspire-se com as fotos que separamos para você:

h1 h2 h3 h4

As varandas em apartamentos são ótimos locais para cultivar as hortas caseiras, principalmente por conta da iluminação natural. Que tal preencher o formulário abaixo para conhecer os empreendimentos da Fernandes&Fernandes que contam com esta característica? São diversas unidades disponíveis e esperando para serem escolhidas como seu novo lar!