Ter filhos não precisa ser sinônimo de brinquedos espalhados pela casa inteira. Não importa o tamanho do quarto dos pequenos, há várias possibilidades para organizar os objetos e ainda tornar a brincadeira mais divertida.

Por onde começar?

Vale começar pelo mais simples: reunir todos os brinquedos e em seguida fazer uma seleção. Este pode também ser um momento bem legal para ensinar as crianças a aprenderem sobre organização e a importância de doar objetos que não utilizam mais. 

Separe os brinquedos quebrados e análise junto aos pequenos quais brinquedos podem ser doados e quais eles ainda querem que faça parte da brincadeira. No primeiro caso, a melhor opção é colocar no lixo reciclável ou procurar por órgãos especializados em restauração, já os brinquedos doados você pode levar pessoalmente a uma instituição de caridade. 

Fazer a alegria de outras crianças neste mês especial pode ser uma experiência prazerosa para você e de muito ensinamento para seus filhos. O Exército da Salvação, por exemplo, arrecada brinquedos para distribuir para aproximadamente 200 crianças de instituições parceiras entre São Paulo e Rio de Janeiro, e basta solicitar a retirada das doações na sua residência através dos meios de contato da instituição. Clique aqui para conhecer. 

Agora que você já eliminou o acúmulo de itens desnecessários, os brinquedos que restaram precisam ser organizados.

O quarto é provavelmente o espaço em que seu filho vai passar a maior parte do tempo, por isso deve ser um ambiente confortável e aconchegante que reflete a personalidade do pequeno e ao mesmo tempo ajuda os pais na organização. 

Todo espaço é valioso e precisa ser bem aproveitado. O quarto deve ser pensado para permitir que a criança fique livre para brincar e também para estimular sua criatividade. Crie um cantinho para os estudos ou atividades, com nichos, gaveteiros e prateleiras à altura do seu filho. Dessa forma o ambiente fica organizado e muito funcional para os pequenos se divertirem.

Separar os brinquedos por critérios é uma ótima saída para manter o ambiente organizado e fácil de ser arrumado. Divida-os por tamanho, tipo ou até mesmo relevância, de acordo com o que seu filho brinca mais. Vale apostar em caixas empilhadas ou em um baú para guardar os objetos maiores. Também é interessante, principalmente para o seu bolso, utilizar caixotes de plástico para ajudar na organização.

Você pode comprar caixas transparentes ou de cores distintas para facilitar a identificação dos objetos sem que a criança precise abrir uma por uma para encontrar o que está procurando (e fazer aquela bagunça). Crianças gostam mesmo é de praticidade. Nichos expostos podem acomodar carrinhos, bonecas, bolas e peças que a criança costuma brincar com mais frequência. Brinquedos como massa de modelar, canetinhas ou tintas podem ficar em caixinhas em locais mais altos onde a criança só consiga pegar com o auxílio de um adulto.

Para finalizar, é fundamental pensar na segurança do seu filho. Opte por móveis sem quinas, com cantos arredondados, utilize rede de proteção nas janelas e não esqueça de colocar proteção nas tomadas. Muito mais do que uma decoração bonita e um quarto organizado, o pequeno deve estar em segurança para a brincadeira ser divertida para ele e para você.

Curtiu as dicas? Acompanhe nossas redes sociais! Semanalmente trazemos dicas de decoração e organização para facilitar a funcionalidade da sua casa.

Para falar com um de nossos consultores basta preencher o formulário abaixo. Entraremos em contato com uma gama de opções de imóveis da melhor qualidade localizados na região do ABC.